Mario Kart 8 – WII U
Desenvolvedora: Nintendo
Publicadora: Nintendo
Ano de Lançamento: 2014
O melhor Mario Kart
já feito!
O lançamento do Mario Kart 8 teve um grande grau de dramaticidade,
boa parte devido as baixas vendas do Wii U, muitos anunciavam o console como
morto, outros como respirando por aparelhos e confesso, nada parecia emplacar
no console e corria o risco de se tornar o Zeebo da Nintendo, com o anuncio
deste jogo, uma aura de empolgação tomou conta daqueles que esperavam essa
pérola e ele veio...
Muitos não duvidavam do poder da Nintendo de criar um jogo
magnífico, as dúvidas giravam em torno do palco que o receberia, já que o
hardware do Wii U não é assim nenhuma Brastemp, estando mais para uma
Electrolux... E a Nintendo parecia viver certa contagem regressiva, no mês de maio
recebi cerca de 6 e-mails dela me lembrando do lançamento e me convidando para
um evento de kart que seria realizado no
Canadá, sim minha conta é canadense, as dúvidas eram: “É mais do mesmo?”
Após minha última jogatina ser em Mario Kart DS, confesso
que vi muitas mudanças boas para a mecânica, se no jogo do portátil a
inteligência dos oponentes parecia ter receio de atirar os itens, aqui à
maldade dominou suas mentes, você será literalmente o alvo preferido deles.
Um casco, dois
cascos, três cascos....
Yoshi apreciando ter acertado a Peach com um casco.
Nesse quesito a Nintendo acertou em muito, agora nossos
oponentes são muito mais ousados e agressivos, ficar na primeira colocação é
muito perigoso para qualquer um, já que o sistema de itens não está tão aleatório
assim, os mesmos são distribuídos conforme as posições dos participantes sendo
que o primeiro colocado irá tirar na grande maioria das vezes moedas de ouro,
ficando totalmente indefeso, já o pessoal que segue o primeiro irá tirar cascos
e cogumelos, ficando sempre vulnerável a perder a primeira colocação.
Os itens mais importantes permaneceram das outras versões e
nessa foi adicionado mais 4: Super Buzina, Planta Piranha, Crazy 8 e Bumerangue.
A Super Buzina é a única arma capaz de combater o temido casco azul, aquele
item que acaba com a amizade de muita gente, a buzina provoca uma onda de
choque em uma área ao redor do jogador, destruindo tudo que estiver nessa área,
inclusive atrapalhando quem está pensando em te passar, mas esse item é quase
raro de ser tirado, então caso o consiga, guarde-o será muito útil. A Planta
Piranha é um item bem estratégico e costuma sair para quem está entre a 3ª e 6ª
colocação, ela come tudo que está pelo caminho e ainda te fornece turbos fracos
em curtos espaços de tempo, ótima para infernizar quando se forma aquele
grupinho de corredores. O Crazy 8 é uma atualização do Crazy 7 que foi
introduzido no MK do 3DS, ele contém 8 itens do jogo e sua obrigação é
solta-los sem medo, esse item é fornecido para quem está lá atrás, entre a 8ª e
10ª colocação, mas pode ser encontrado por quem está um pouco mais à frente,
basta ter sorte. O último item adicionado, mas não menos importante é o
bumerangue, ele te fornece 3 arremessos e pode acertar o oponente na ida, na
volta ou em ambos, seu único defeito é o fato de precisar alinhar os karts para
acertar, ou torcer para o adversário passar em sua trajetória.
Coitado do Mario...
Os outros itens em nosso arsenal são: casca de banana, casco
verde, casco vermelho, casco azul, Bullet
Bill, estrela, moeda, cogumelo único, cogumelo triplo e cogumelo
dourado. Esses itens fazem a alegria ou a tristeza alheia, depende de quem
lança e de quem os recebe... Outra novidade muito bem vinda é o fato de não ser
possível segurar mais que um item, agora ao pegar um item, terá que usa-lo ou
ficar segurando, sem a possibilidade de pegar um segundo, trazendo assim
elementos de estratégia para a franquia, ainda nesse quesito de defesa a
Nintendo fez outra boa modificação, agora os itens ficam girando ao redor do
carro, assim caso você tenha o item do casco verde ou vermelho triplo eles
ficarão girando ao seu redor o que torna o elemento “bater nos outros” uma arma
também útil, já que terá o efeito do acerto do item.
Ei, o castelo está de
ponta cabeça!
Se até então as pistas eram simplesmente horizontais com
leves subidas e descidas, agora você pode começar no chão, ir para a parede e
depois para o teto, tudo muito natural, o design dos circuitos ficou bem
elaborado, pena que não seja tão complexo quanto visto em Sonic & All*Stars
Racing Transformed, se no jogo do Sonic a cada volta uma nova estratégia era
tomada, já que nosso carro se transformava em barco e avião, aqui no Mario
nosso carro é sempre um carro, ativando só o paraquedas em alguns trechos, não
que isso seja ruim, mas o trabalho da Sega parece ter sido mais ousado do que o
da equipe da Nintendo, aqui podemos correr em baixo d’água o que muda o
comportamento de nosso veículo e podemos planar, boas adições vindas do 3DS, já
que o cenário deixa de ser limitado ao traçado das pistas.
Ei! Eu passei por aquela ponte ali embaixo (Veja que estamos andando de lado)
O sistema antigravidade que foi muito alardeado pela
Nintendo é simples, antes do inicio do trecho com essa função passamos por uma
faixa azul, então as rodas de nosso veículo mudam a orientação e o carro passa
a flutuar devido ao magnetismo, lembrando muito o skate flutuante do filme De
Volta Para o futuro, a pista está se contorcendo, porém, quem está guiando a
sensação é estar andando no mesmo plano, ficando evidente a mudança de
orientação ao olhar pontos do cenário ou o replay, que ficou muito prejudicado
devido essa mecânica, já que o câmera está na orientação original, deixando assim
algumas partes quase impossíveis de assistir devido a confusão mental que é feita por nossos cérebros primitivos.
Ainda no sistema antigravidade acredito que a mudança mais
estética e mercadológica do que como parte da estratégia da corrida, já que
poucas as pistas oferecem esse recurso de forma que dê para levar grande
vantagem, na maioria dos casos servem para fugir de um ou outro obstáculo.
Ao passar por uma rampa e apertar o botão de pulo ganhamos um turbo e ainda o personagem faz uma manobra. UAU!
São ao todo 32 circuitos, sendo 16 originais e mais 16
refeitos, o que já se tornou um elemento da série, têm pistas do N64, DS, 3DS,
etc. As pistas clássicas foram refeitas em diversos pontos para poderem
comportar o sistema antigravidade, ficando muitas como praticamente novas,
porém outras foram mantidas sem mudanças. Os cenários novos são super criativos
e bonitos, existem diversos elementos no cenário que se movem, pulam, brincam,
tudo foi feito com muito carinho pela Nintendo, sendo que em pouco tempo você
irá eleger os seus favoritos. Alguns cenários possuem elementos que irão te
atrapalhar como um bondinho, os tiki takas do jogo Donkey Kong Country Return
(Wii) e no novo Castelo do Bowser terá uma surpresa quando uma projeção do
próprio fizer o circuito estremecer, nesse quesito o jogo é bem positivo,
lançando diversos elementos que podem atrapalhar ou beneficiar.
Vai encarar?
Carros, karts, motos
e 4x4
Para nossa disposição estão 4 tipos de veículos e duas
personalizações para os mesmos, podemos escolher a roda e o tipo de planador,
os veículos assumem as cores do personagem escolhido e aqui temos 29 mais o
nosso Mii, temos praticamente a turma inteira do Reino do Cogumelo, desde Mario
e Peach até Bowser e todos seus filhos, de ínicio metade estão liberados,
precisando liberar o restante, muitos personagens e veículos poderão ser
liberados por DLC futuramente, mas o que vêm é bem consistente. Os veículos
possuem diversos atributos e cada tipo de roda aumentam uns e diminuem outros,
cabe ao jogador escolher aquele que atende melhor ao seu estilo e nível de habilidades,
já que para quem ainda não domina os drifts, quanto mais handling melhor, para
aqueles mais experientes vão optar por veículos mais velozes ou pesados.
A seleção está bem diversificada e os modelos poligonais são
bem bonitos, cada detalhe foi pensado e os veículos dão shows à parte, o único
contra talvez seja no retorno do estado antigravidade de alguns veículos,
parecendo meio forçado o pouso, já que muitas vezes estamos em 90° em relação
ao circuito e num espaço de 1 metro precisamos voltar ao sentido original, um
contra que poderia ter sido evitado.
Tudo é muito fluído e detalhado.
Bom mesmo é no
multiplayer!
O jogo conta com multiplayer para 2, 3 ou 4 jogadores, sendo
que em até 2 roda em 1080p e 60 fps, já em 3 ou 4 a taxa cai para 30 fps, é uma
diferença sentida, porém que não atrapalha em nada. O problema nesse quesito é
o fato de em 2 a tela ser dividida, sendo que o console poderia mandar uma
imagem para o GamePad e deixar outra na
TV, isso foi muito utilizado no Nintendo Land e confesso ter ficado chateado do
mesmo não ocorrer aqui.
Tive um pouco de desconforto ao jogar com mais alguém,
acredito que seja pelo fato dos jogadores serem divididos verticalmente,
ficando um pra esquerda e o outro para direita, preferia o corte horizontal, um
em cima e outro em baixo, já que aumenta o seu poder de visão lateral, porém é
um gosto bem pessoal meu, para quem deseja jogar online, essa versão faz muito
bonito, podendo ser jogado em até dois jogadores. Para quem pegou o jogo em seu
lançamento teve muitos problemas de conexão, porém todos já foram solucionados
e agora se pode jogar por horas sem nenhum tipo de “kick”, minha conexão é de
1MB (download de 60 kbps e upload de 10 kbps) consigo jogar sem lag, o que é
algo incrível por parte da Nintendo, já que em jogos como Call of Duty se torna
quase inviável jogar com uma conexão tão lenta.
Quase um jogo
Narcisista
A Nintendo nesse quesito nos mostrou que ainda é quem dita
as regras, o jogo está muito bonito e surpreendente, estabelecendo um novo
patamar para os jogos de sua plataforma, em Pikmin 3 ela havia rompido
barreiras e agora as rompe novamente, tudo parece que foi estudado nos mínimos
detalhes, desde as pedras do chão até o fogo que sai dos escapamentos dos
veículos, ao assistir o jogo em câmera lenta pelos melhores momentos ou na
Mario Kart TV, podemos ver que a Nintendo trabalhou e duro para trazer o jogo
mais bonito já criado por ela e aquele que têm como função trazer o Wii U para
o mercado novamente.
Os personagens estão muito bem feitos e seus movimentos são
sutis, desde os pulos até a comemoração ao acertar alguém com aquele golpe
mortal, tudo foi feito com atenção e olha só a encarada do Donkey Kong:
É de dar medo em qualquer um... O jogo de sombras, luzes, os
efeitos, tudo foi feito com muito capricho e nos mostra que mesmo a Nintendo em
uma situação desconfortável no mercado não apela para baixa qualidade em seus
produtos, mantendo sempre as franquias como desejadas pelos jogadores.
Vamos Compartilhar?
Aqui a Nintendo acertou em cheio, agora podemos compartilhar
os vídeos de nossas peripécias no Youtube diretamente pelo console, algo muito bom
já que a comunidade Miiverse é um tanto limitada, as fotos também podem ser
publicadas nas redes sociais através do Navegador de Internet do console e caso
não queira ver no Youtube, pode utilizar o site www.mariokart.tv, lá ao efetuar o login com
sua Nintendo Network poderá ver replays de seus amigos ou os seus próprios, os
replays podem ser publicados diretamente das corridas ou pelo Mario Kart TV que
fica no menu principal do jogo.
Modos de Jogo
O jogo segue os padrões já pré-estabelecidos da franquia,
podemos correr nas categorias 50cc, 100cc e 150cc, correr contra o tempo no
Time Trial ou jogar batalhas.
O modo de Grand Prix que possui as cilindradas possui
diversos campeonatos com 4 pistas cada, poderá ganhar os troféus de ouro, prata
e bronze ou até o ouro com 3 estrelas, tudo depende do seu nível de empenho e
sorte, já que para tirar o último precisará de habilidades e sorte, muita
sorte...
Depois de 25 tentativas... mas consegui
Para conseguir o nível máximo é necessário ganhar as quatro
corridas e te garanto, ai está o nível “Mario from Hell” do jogo, para eu
conseguir a Copa Flor (Flower Cup) foi necessário nada menos que 25 tentativas,
sendo que estava com a moto e as rodas com maior velocidade. Aqui não há possibilidade
de reiniciar a corrida, terá que reiniciar o torneio e como ditos estarão todos
contra você! Não se desespere ao ser ultrapassado na última volta da última
corrida, na última curva após ter ganhado as 3 primeiras... Acredito que aqui é
onde brilha essa versão, o jogo não é difícil para quem quer se divertir, mas é
extremamente complicado para quem quer ser o melhor!
Ao conquistar os campeonatos serão liberados outros e mais
corredores, incluindo um carimbo novo que poderá ser usado para postar no
Miiverse e digo: vale à pena tentar ter
todos.
O modo Time Trial é ótimo para quem pega o jogo e quer
aprender os traçados, já que aqui podemos aprender os atalhos, não são muitos,
mas existem.
Aqui poderá enfrentar os tempos de outros corredores do
mundo, inclusive os dos membros da Nintendo, sendo que cada membro deixou um
tempo lá a ser batido, não é nada impossível, mas alguns vão precisar de
diversas tentativas, ao conseguir superar todos terá uma grata surpresa.
Pode também baixar outros tempos e fantasmas de corredores
que postaram, assim sempre terá algo novo a te desafiar e os caras não estão
para brincadeira nesse modo! Podemos baixar até 4 tempos por corrida e podemos
apaga-los para baixar outros de forma bem simples e intuitiva.
O modo batalha que é muito utilizado pelos jogadores para
uma diversão rápida e sadista, na qual cada jogador recebe 3 balões (vidas) e
os mesmos devem ser estourados por outros jogadores em arenas pequenas, na qual
se via carros voando por todo canto, aqui saiu as arenas e entrou algumas das
pistas das quais corremos. Mesmo não
gostando muito deste modo, senti o mesmo que muitos outros críticos, tudo
parece tão longe, o que era sadista e frenético para um jogo de tiro/paciência,
já que os jogadores podem ficar muito longe um do outro o que estraga boa parte
da diversão, esse modo também pode ser jogado online, mas o sentimento de
abandono ainda permanece.
GamePad, ainda não
foi dessa vez!
O GamePad foi bem utilizado até, mas depois que se joga Lego
City: Undercover o jogador passa a se tornar mais exigente, aqui o GamePad trás
as informações do mapa e posições dos outros corredores (12 no total), coisa
que já foi feita outrora pelo DS, além disso podemos usar o modo Off-TV e jogar
somente pelo portátil (o que é muito bom) e podemos definir com um pressionar
se vamos usar o analógico + d-pad para
controlar ou o sensor de movimento do controle, sendo que acho muito
desconfortável controlar balançando o controle, aqui temos também um botão para
acionar a buzina e só.
Para os outros jogadores pode-se usar o Wii Remote ou o
Pró-Controller do Wii ou Wii U, sendo que prefiro sempre os direcionais
digitais, acho mais confortável nesse tipo de corrida, fora que achei estranho
a disposição dos botões no Wii Remote, parece que está tudo “longe demais”.
Aqui outra bola fora da Nintendo é não haver nenhum tipo de personalização dos
comandos, vai ter que jogar conforme veio de fábrica, fazendo com quem esteja
com o GamePad tenha vantagem sobre o Wii Remote, já que o segundo vai ter que
usar o sensor de movimentos e pelo que vi até o momento 90% da comunidade
prefere jogar pelos botões.
Nota Final:
85/100
Considerações Finais
O jogo é o melhor que o Wii U viu até o momento e com
certeza é o melhor Mario Kart de todos os tempos, seus pecados são pequenos,
mas podem ser notados, acredito que ainda não torna o console da Nintendo um objeto
de desejo, mas é uma ótima recompensa para todos aqueles que investiram seu
dinheiro no console. Se você já tem o Wii U, precisa ter esse jogo, se você
ainda não tem o Wii U, pense com carinho no console.
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