sábado, 21 de junho de 2014

Análise VVVVVV


VVVVVV – 3DS
Desenvolvedor: Terry Cavanagh
Publicador: Nicalis




Tá ai uma enorme surpresa que tive por míseros U$ 4,99 ou aproximadamente R$ 10,00. Deve estar imaginando que errei o nome, mas é assim mesmo 6 Vs ou VVVVVV, o título é baseado no nome das 6 personagens: Viridian (você), Violet, Vitellary, Vermilion, Verdigris e Victoria.

O jogo foi lançado para PCs faz um bom tempo e recentemente chegou para a eShop do 3DS, pelo baixo preço é um jogo bem atraente e diversificado, mostrando que os jogos indies podem fazer bonito perante à muitos jogos com orçamento digno de Hollywood.




Meu dicionário têm as palavras “História” e “Estória”, já esse jogo...

A história do jogo é bem rasa e serve apenas para dizer que há uma, você é o comandante de uma nave e a mesma sofre um “choque de interferência” e seus tripulantes ficam perdidos pelo espaço, cabe à você resgata-los (óbvio). Sob o pretexto mais inteligente das últimas eras inicia nossa história, se nesse quesito o jogo peca, nos outros ele tira de letra. Os gráficos são baseados em console retrô e o 3D aqui é bem pobre, mas o grafismo cai como uma luva no conceito do jogo e aqui você verá um ótimo exemplo dos jogos “Mario from Hell”, denominado pelo seu criador como um “quebra-cabeças em 2D”, eu o definiria como “quebra 3DS em pedaços”, pois é isso que você desejará fazer.
No quesito gráfico não podemos pedir demais, já que foi o estilo adotado pelo criador, só sinto que ele poderia ter diversificado um pouco mais os personagens, já que a diferença entre eles são as cores, colocar um cabelo ou outra modificação viria bem. Nos outros grafismos o jogo não faz feio, já que podemos distinguir claramente os elementos do cenário.




Caindo para cima e subindo para baixo!

Agora a jogabilidade... Aqui o jogo brilha e faz muito bonito, é simples, porém é infernal, o jogo é composto por diversas armadilhas pelo caminho como: espinhos, buracos, plataformas que somem após alguns segundos. Tudo isso seria tranquilo se pudéssemos pular, mas aqui a única coisa que fazemos é inverter a gravidade, ora estamos no chão, ora no teto, seria tranquilo se fosse possível fazer essa troca instantaneamente e a qualquer momento, mas ela é feita somente quando nossos pés tocam o chão ou o teto, ou seja, apenas após um pouso perfeito poderemos iniciar a próxima inversão. Parece ser simples e é, mas é extremamente complicado acertar os movimentos de primeira, já que muitas vezes teremos que cair em algum buraco sem saber o que vêm na próxima tela e descobrir em cima da hora, aqui não importa quantas vidas você irá perder, já que são infinitas, porém existe um contador que as conta para nos mostrar como somos ruins, sim o jogo deve rir de nossa cara.




Não era pra fazer isso seu burro!

Ainda na jogabilidade, existe em alguns pontos certo “lag” do jogo de entender que queríamos inverter a gravidade enquanto estamos correndo, nesse caso iremos passar direto e com certeza cair nos espinhos e às vezes ocorre o contrário o computador não entende que desejamos ir para frente enquanto estamos “caindo para cima”, sim é possível cair para cima!!! Aqui o jogo não utiliza nenhuma função em toque, ou seja, a Nicalis transportou o jogo do PC para o 3DS e só, um belo port, mas que não se aproveita do sistema. Na tela de cima acontece o jogo e na debaixo o mapa, sendo que os resgates ocorrem em um único mapa, assim você vai caindo e subindo até encontrar um ponto em que deve estar o personagem e vai andando, antes de cada ponto com grande possibilidade de morte existe um Checkpoint em que torna o reinício praticamente aonde morreu, deixou o jogo um pouco menos FRUSTRANTE.

Ei, essa musiquinha me lembra minha infância!

A trilha sonora não faz feio e segue o padrão dos consoles antigos, então teremos aqueles barulhos estilo os jogos de Pokémon do Game Boy Color, mas menos chiado e agudo. Os sons não irão te incomodar ou irritar, mas também não o farão cantarolar por ai como as músicas de outros jogos, por tanto cumpre o que promete sem estragar a surpresa.



Nessa nossa versão o que difere do PC é que a Nicalis colocou alguns cenários criados pelos jogadores fora da campanha, o que eleva bastante o conteúdo, a campanha em si pode chegar a 3 horas dependendo do seu empenho ou habilidades, após finaliza-las irá desbloquear algumas missões extras que poderá satisfazer vosso ego, como fechar o modo campanha sem nenhuma morte, pena que não podem ser compartilhadas via Spotpass ou Streetpass, ponto negativo para a Nicalis.

Nota Final: 80/100

Considerações finais:
Pelo seu preço é um jogo bem completo e atraente, pena que em alguns aspectos a Nicalis não se aprofundou muito, já que fechar esse jogo é um exercício de tentativa e erro e muita paciência, caso tenha o valor do jogo e não saiba o que comprar, vá sem medo, seu 3DS irá grudar em suas mãos devido o vício que esse jogo pode te proporcionar.

PS: Já tenho mais de 400 mortes e só resgatei 3 personagens, acho que passo das mil mortes!

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